Depressão na Infância e o Tratamento Natural


Depressão na Infância e o Tratamento Natural

Depressão não é coisa só de adulto, não!

Tenho visto muitas crianças e adolescentes sofrendo com isso e infelizmente, alguns pais estão tão preocupados em trabalhar duro pra dar o melhor celular, pra comprar os melhores tênis e o que tem de mais moderno em tecnologia que acabam esquecendo das necessidades básicas de seus filhos.

Não estou colocando a culpa nos pais, porque esses valores materiais são cultivados e alimentados há bastante tempo. Só que as coisas chegaram a um ponto muito preocupante. As crianças e adolescentes estão tirando as próprias vidas e isso precisa parar.

Por isso nesse artigo você vai descobrir os motivos que levam as crianças e adolescentes a desenvolverem a depressão.

Se você é adulto, deve se lembrar dos medos e das inseguranças que passamos. Desde o nosso nascimento as coisas parecem assustadoras, principalmente pela maneira brusca com a qual viemos ao mundo. A cesárea, hoje em dia tão comum é praticamente um abuso. Afinal, você escolhe quando a criança vai nascer, ignorando a naturalidade do processo de desenvolvimento e nascimento. E novamente, a culpa não é sua. É muito mais lucrativo o médico fazer uma cesárea (um procedimento cirúrgico) em alguns minutos, do que passar horas te acompanhando no trabalho de parto natural.

Depois disso, vem os medos que são comuns a essa nova fase, num mundo estranho, com uma vibração bem diferente da sutileza com a qual esse ser estava acostumado. Ele sente dor, ele sente fome e está totalmente dependente para sobreviver.

Depois engatinhar, ser abandonada (sim! é assim que as crianças se sentem, abandonadas!) em uma creche ou escolinha com pessoas totalmente desconhecidas, muitas vezes antes de aprender a falar ou andar. Da pra sentir o medo e a insegurança que as crianças estão sentindo cada vez mais cedo?

E eu nem vou entrar nas questões que foram sofridas durante a gestação. Porque você deve saber que os bebês sentem tudo, tudinho, o que mamãe sente enquanto espera o bebê chegar.

Mas a maioria dos pais não tem muito tempo pra participar ativamente do crescimento e do desenvolvimento da criança. São muitas responsabilidades, muitas ocupações e tudo isso pra poder dar uma vida digna, com mais condições pra se viver no mundo material.

Eu sei! É complicado! Os pais também tem seus medos e suas preocupações. E unindo os medos e as inseguranças das crianças aos medos e as inseguranças dos pais, vai criando essa atmosfera dentro de casa, associadas a muita tecnologia e conversas por whatsapp e marcações em publicações no facebook. É assim que a maioria dos relacionamentos entre pais e filhos está hoje em dia. E quando conversam, é gritaria, cobranças e críticas pra tudo quanto é lado.

Todo mundo está perdido, envolvido completamente na loucura do dia a dia e esquece do que é realmente importante: a atenção pessoal, ao vivo e a cores.

O sentar-se a mesa pra conversar, olhando nos olhos, ouvindo os desabafos, compreendendo e mostrando que se tem com quem contar.

Falta o abraço apertado e demorado, daquele que libera ocitocina, o hormônio do amor, o mesmo hormônio que seria liberado caso o nascimento acontecesse num processo natural, sem cesárea.

E aí vem as desilusões com o “mundo de aparências” que está a um braço de distância das nossas crianças. As fotos em seus celulares e tablets mostrando as vidas perfeitas no instagram, com filtros lindos e situações ilusórias acabam criando uma necessidade de ser e viver essa perfeição.

Até nós, adultos, as vezes acabamos acreditando nessa perfeição,que é pura ilusão. Ninguém acorda com o cabelo perfeito, maquiada e produzida com as melhores roupas, nas melhores viagens. E o que vemos nas redes sociais é essa vida perfeita que não existe na vida real.

Assim como nós, as crianças se cobram por não viverem essa perfeição e isso acaba gerando frustrações, decepções e  o sentimento de ser inadequado. E por não serem como os modelos das redes sociais, sentem medo de não serem aceitos.

E eu acredito, de verdade, que nossas crianças vieram com uma missão importante de salvar o Planeta. Mas são sensíveis, muito mais sensíveis do que nós. Essa sensibilidade os deixa vulneráveis e com uma facilidade enorme de seguirem padrões inadequados de saúde, de educação, de emoção e até de beleza.

Eu sugiro que você tire um tempo do seu dia pra se dedicar totalmente ao desenvolvimento pessoal da criança e do adolescente que te escolheu pra orientá-lo.

Seguindo esses 4 passos simples que eu vou te contar, podemos evitar que a depressão se desenvolva nas crianças e adolescentes:

Primeiro: Mostre a importância da respiração tanto nas funções do corpinho, quanto no controle dos pensamentos, das emoções e dos comportamento. Faça exercícios de respiração com a criança. Inspirando profundamente pelas narinas e soltando lentamente pela boca. Enchendo o barrigão de ar, como se fosse uma bexiga, esvazia completamente, depois encha o peito de ar e esvazia tudo, bem devagar. Depois encha as laterais das costelas com ar e esvazia tudinho, bem devagar.. va bricando, descobrindo formas de envolver a criança na brincadeira. Você pode colocar a sua mão nessas regiões pra ajudar a identificar os lugares que precisa dar atenção a respiração.

Segundo passo: Quando ela estiver brava ou insatisfeita com alguma coisa: peça pra ela respirar fundo uma vez e te contar se o problema que ela está enfrentando é um problema grande, médio ou pequeno. Problemas grandes podem demorar mais tempo pra se resolver, problemas médios levam menos tempo pra serem resolvidos e talvez precisem ser melhor analisados e os problemas pequenos, podem ser resolvidos facilmente ali naquele momento.

Terceiro passo: Elogie o esforço que ela faz pra desenvolver alguma atividade, mesmo que o resultado da atividade não seja o esperado. O fato dela ter se dedicado e se esforçado ao realizar alguma tarefa, seja escolar ou doméstica, faz com que a criança se sinta motivada e se disponha a tentar sempre. As críticas e as cobranças fazem com que ela se sinta incapaz, inadequada e até rejeitada. os elogios desenvolvem a auto confiança e valorização.

Quarto passo: Todos os dias Estimule a exposição Solar por 10 minutos das 11 da manha as 2hr da tarde. O sol nesse horário, estimula a produção de vitamina D, hormônio importantíssimo pra manter o sistema imunológico fortalecido, evitar varias doenças e evitar a depressão. Ela deve se expor com 80% do corpo descoberto e sem protetor solar. E você pode fazer companhia pra se fortalecer e fortalecer esse vinculo no relacionamento com a criança.

Esses 4 comportamentos simples, fazem com que as crianças se sintam amadas, acolhidas, valorizadas, percebam o momento presente e desenvolvam a auto estima, auto confiança e a auto aceitação.

Não podemos permitir que nossas crianças e adolescentes sejam engolidos e dominados por esses padrões ilusórios que aceitamos por não questionarmos o que é realmente importante. Por não questionarmos quem somos nós e qual é a nossa missão de vida.

E quando a gente acolhe, da atenção e mostra desde cedo pras crianças que elas não precisam ser perfeitas, que são maravilhosas com o cabelo que tem, com qual qualquer roupa, e que nenhuma tecnologia de ponta vai ser mais importante do que a bondade que se tem em seu coração, a chances de evitar a depressão na infância e até na fase adulta são muito maiores.

Você não acha que devemos fazer a nossa parte pra salvar essas crianças e adolescentes maravilhosos?

 

Então, vem comigo! Se inscreve nas minhas redes sociais pra não perder nenhuma técnica pra ajudar seu filho, seus relacionamentos e saúde de vocês.

Um beijo.

Youtube: www.youtube.com/JulliePeruzzi
Facebook: www.facebook.com/JulliePeruzzi
Instagram: www.instagram.com/jullieperuzzi 


Veja as postagens pela data desejada