Gastrite – Alimentos Funcionais e Tratamento natural


Gastrite – Alimentos Funcionais e Tratamento natural

Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago.

Pode ser causada por bactérias, por uso prolongado de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas ou ataque de anticorpos contra o próprio organismo.
Os sintomas são dores abdominais, azia, queimação, indigestão, perda de apetite, náuseas, vômitos e, em alguns casos, presença de sangue nas fezes e no vômito.
O tratamento convencional a base de omeprazol deve ser feito por um período específico, pois a longo prazo, provoca graves efeitos colaterais.
Sabemos que a alimentação é fundamental no tratamento da gastrite, por isso apresentamos a seguir O que comer e O que evitar.

1. Comer porções pequenas e frequentes (a cada 2 horas), para prevenir a distensão do estômago e a ação ácida dos sucos gástricos sobre a mucosa.
2. Comer com calma em ambientes tranquilos e mastigar muito bem os alimentos.
3. Alimentos indicados para amenizar a acidez estomacal: batata inglesa de origem orgânica, bardana, quiabo, extrato de amêndoa, mamão, suco de maçã e suco de cenoura.
4. Evitar alimentos que pioram a acidez: sucos e alimentos como tomate, laranja, morango, kiwi, acerola, abacaxi, entre outras frutas ácidas. Melancia, melão e pepino também são desaconselhados durante o tratamento.
5. Evitar refeições gordurosas e frituras em geral
6. Evitar estimulantes gástricos como os alimentos proteicos (leguminosas, carne, leite e ovos; e preferir carnes brancas e carne bovina moída após a fase aguda), evitar bebidas alcoólicas em geral e substâncias como nicotina e ácido acetilsalicílico.
7.Evitar líquidos durante as refeições, pimenta e condimentos tipo curry, cravo, canela, noz moscada e mostarda.
Tratamento natural
1. Na fase aguda utilizar chá das folhas de espinheira santa, por infusão, entre as refeições. Jogar 1litro de água fervente em 2 colheres de sopa da planta seca. Tampar. Deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber.
2. A terapia com argila deve ser aplicada, na região dolorida, por um naturólogo para auxiliar na regulação dos níveis do ácido gástrico.
3. A Gastrite nervosa deve ser tratada com acompanhamento emocional através da terapia floral para reduzir os níveis de estresse, dor e mal estar.
Procure um naturólogo especialista e saiba como corpo e mente em equilíbrio podem promover saúde e bem estar.
Para mais informações entre em contato: naturologa@jullieperuzzi.com.br / (19)98132-2969


Veja as postagens pela data desejada